Invista Brasil

Visto que há a possibilidade de reforma na previdência social, os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a aposentadoria. Por isso, e devido a maior conscientização financeira da população, a busca por investimentos voltados à aposentadoria deve aumentar.

Desse modo, vale dizer que existem dois planos de previdência privada: o PGBL e o VGBL. Plano Gerador de Benefício Livre e Vida Gerador de Benefício Livre, respectivamente. Além disso, há duas formas de tributação: regime regressivo ou regime progressivo. Diante dessas possibilidades, você saberia qual plano e regime de tributação escolher? Se a resposta for não, vamos te ajudar nos próximos parágrafos.

Planos de Previdência Privada

O PGBL é indicado para aqueles que realizam a declaração completa do Imposto de Renda e desejam investir até 12% da renda bruta anual tributável na Pessoa Física. Isso porque o investidor pode deduzir esse investimento da base de cálculo do IR (respeitando o limite de 12%), é importante lembrar que no momento do saque o IR incidirá sobre o valor total resgatado.

Já o VGBL é para aqueles que optam pela declaração simplificada, não declaram ou realizam a declaração completa por meio de Pessoa Jurídica. Diferente do PGBL, o VGBL não oferece dedutibilidade fiscal, no entanto, no momento do resgate o imposto incidirá somente sobre o rendimento de suas aplicações.

Regimes Tributários

Entendido os benefícios de cada plano, agora vamos abordar os regimes tributários. No regime progressivo, quanto maior for a sua retirada, maior será o imposto a pagar, sendo que a alíquota varia de 0% até 27,5%.

Assim, essa escolha é indicada para aqueles investem visando uma renda mensal que esteja na faixa de isenção do IR, ou algo próximo desse valor (desde que a alíquota não ultrapasse os 7,5%). Já no regime regressivo, a alíquota do IR diminui de dois em dois anos, variando de 35% até 10%. Ou seja, essa escolha é adequada para aqueles que investem visando obter uma renda que pagaria a alíquota de 15% ou mais no IR. E que pensam, ainda, em realizar o saque no longo prazo.

Por Isabela Bessa – Agente Autônomo de Investimentos

Agora que você já sabe qual plano e regime de tributação escolher, que tal começar a investir na sua aposentadoria? Na Invista Brasil, possuímos opções com isenção de taxa de entrada e saída, além da isenção da taxa de carregamento.

Entre em contato agora:
📞Telefone: (31) 3824-7975
💻 Site: www.prospen.com.br

Presencialmente ou à distância, nosso time de especialistas está à disposição, a fim de te atender e esclarecer eventuais dúvidas.

LEIA TAMBÉM:
Invista em Previdência Privada | Saia do endividamento! | Retirada XP Investimentos

 

Controlar seu orçamento é o primeiro passo para o enriquecimento

Super planilha gratuita para seu controle financeiro

Por Conrado Navarro e Ricardo Pereira

Preparamos uma poderosa planilha que vai ajudar você amanter seu orçamento em dia, mostrando onde você precisa melhorar, quanto poderá separar para investir e muito mais.

Saiba mais