Invista Brasil

A palavra aposentadoria nos últimos anos passou a ser algo praticamente inacessível para muitos brasileiros. De acordo com o último IBGE, apenas 1% da população que se aposenta consegue se manter com sua própria renda. Enquanto isso, cerca de 25% são obrigados a voltar a trabalhar, 28% dependem de caridade e 46% dependem de parentes. Considerando tais dados, e o fato de o desemprego ser crescente no país, fica a questão: afinal, como conquistar a tão sonhada liberdade financeira?

É certo que um dos principais meios para evitar que essas estatísticas se fortaleçam é introduzir a educação financeira logo na infância, tanto em sala de aula como fora dela. Isso faz com que não negligenciemos a importância de um planejamento financeiro em nossas vidas. Afinal, pensa apenas a curto prazo tende a desenvolver comportamentos de consumo excessivo. Ou seja, acaba adquirindo dívidas exorbitantes e com altas taxas de juros.

Desse modo, como não se tornar mais uma parte ruim dessa estatística? É possível se aposentar com uma vida financeira estável e o planejamento financeiro se transformar em um hábito saudável? Sim, e organização talvez seja a palavra-chave. Afinal, assim como não se constrói uma casa sem uma planta e suas orientações, não se conquista objetivos sem antes saber aonde quer chegar e quais passos seguir para alcançar.

E quando o assunto é a estrutura de bom planejamento financeiro, pode-se afirmar que se organiza em praticamente três etapas:

FINANÇAS PESSOAIS + PROTEÇÕES + INVESTIMENTOS

A base começa com a organização de suas Finanças Pessoais: saber quanto gasta e quanto recebe é fundamental. E felizmente, hoje existem inúmeros Apps e planilhas que podem auxiliar muito nesse processo de organização financeira. Outro passo é definir seus objetivos – seja comprar uma casa, investir em um curso, fazer uma viagem, abrir seu próprio negócio, etc. Outro ponto importantíssimo é saber poupar, mesmo que precise começar com pequenas quantias de dinheiro.

A segunda etapa se constrói com Proteçõescomo é necessário se organizar e poupar, é muito importante se proteger, caso haja algum imprevisto ou acidente. Afinal, é fundamental que você consiga se manter, e manter sua família, sem comprometer a poupança feita, por exemplo.

E no topo da estrutura nós temos a parte de Investimentos – um ponto importante quando se define metas. Além de ser uma excelente oportunidade para contribuir no momento da aposentadoria, a parte de investimentos é o que vai acelerar o alcance daquilo o que você deseja. É importante destacar que cada planejamento financeiro deve ser feito se adequando a realidade de cada um, por isso é necessário procurar um profissional que dê esse suporte.

Saiba como se organizar melhor financeiramente e atingir seus objetivos e metas. Acompanhe mais de nossos artigos em nosso site!

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe:
📲 Telefone: (31) 3824 7975
💻 Site: www.prospen.com.br

Presencialmente ou à distância, nosso time de especialistas está à disposição para te atender e esclarecer eventuais dúvidas.

LEIA TAMBÉM:
Invista em Previdência Privada | XP Investimentos | 4 Ações Campeãs e o Canto da Serei

Controlar seu orçamento é o primeiro passo para o enriquecimento

Super planilha gratuita para seu controle financeiro

Por Conrado Navarro e Ricardo Pereira

Preparamos uma poderosa planilha que vai ajudar você amanter seu orçamento em dia, mostrando onde você precisa melhorar, quanto poderá separar para investir e muito mais.

Saiba mais