O que é CDI? O que é CDB? Se você é um investidor iniciante e está procurando por uma aplicação financeira segura e mais rentável do que a poupança, provavelmente já se deparou com inúmeras siglas do mercado, como CDI e CDB. Apesar de não serem conceitos difíceis de compreender, muitas pessoas ainda tem dúvidas e confundem as duas coisas com frequência. Mas, afinal, o que são elas?
Se quiser conhecer mais sobre o assunto e acabar com as questões que envolvem os termos, continue lendo o artigo!
O que é CDI e para que ele serve?
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) foi criado com o objetivo de garantir a distribuição de recursos para atender ao fluxo financeiro que é exigido pelos bancos. A sua negociação só é permitida ao mercado bancário, já que a sua principal função é transferir recursos de uma instituição para a outra. A taxa do CDI é calculada com base nas operações de emissão de depósitos entre bancos pré-fixados e representa as condições de liquidez do mercado, acompanhando de perto a variação da taxa Selic. É também em relação a esse indicador que a rentabilidade de muitos fundos de investimento é comparada.
O que é CDB?
Já o Certificado de Depósito Bancário (CDB) são títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos, podendo ser prefixados ou pós-fixados. No primeiro caso, o investidor negocia com o banco uma taxa predefinida e, durante a vigência daquele título, receberá sempre a remuneração que foi acordada. No segundo, o mais comum, a rentabilidade do investimento é baseada em alguma taxa de referência. A principal delas é o CDI. Contudo, o percentual a ser pago não é fixo. Existem instituições que oferecem uma rentabilidade de 70% do CDI enquanto outras chegam a pagar 115%, por exemplo.
Como investir em CDB?
Você não precisa comprar um CDB do banco onde tem conta. Algumas corretoras de valores, como a XP Investimentos, possuem plataformas de distribuição de CDB de diversos bancos, o que facilita a pesquisa pela melhor remuneração. Após escolher a instituição, é preciso decidir qual tipo de título vai comprar e negociar a taxa. É importante também não ultrapassar R$250 mil em aplicações, já que a garantia do FGC se limita a até esse valor por instituição financeira. Respeitando esse limite, você investe com mais segurança. Caso queira aplicar mais do que isso, é melhor dividir o seu dinheiro entre bancos diferentes.
Agora que você já entende as diferenças entre CDI e CDB, já está pronto para começar a investir? Abra a sua conta por meio da Invista Brasil Agente Autônomo de Investimentos! Clique aqui.